quarta-feira, 14 de março de 2007

Inteligências Múltiplas

Brinquiligências
Atenção a esta nova proposta do Atelier Pequenos Artistas, é um projecto elaborado por duas psicólogas e promete ser muito interessante para as crianças.
Leiam e inscrevam os filhotes nesta brincadeira através das múltiplas inteligências...

Porque não existe apenas uma inteligência,mas várias formas de percepção, memória e aprendizagem, nasceu o Brinquiligências. Um espaço informal e divertido onde as múltiplas inteligências se revelam e se exploram, um espaço onde se aprende porque se brinca!

No Brinquiligências vamos poder ouvir musica e “traduzi-la” da forma como ela nos faz sentir, vamos poder contar historias, recontá-las e ilustrá-las, vamos poder construir objectos com plasticina (que poderás levar para casa!), vamos aprender a descobrir coisas acerca de nós próprios, dos outros e a expressar-nos da maneira que mais gostamos… e muito mais!!!

A Teoria das Inteligências Múltiplas é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única. Foi Howard Gardner quem sugeriu que em vez de existir uma faculdade mental geral, existem formas independentes de percepção, memória e aprendizagem em cada domínio, com possíveis semelhanças entre si. Identificou sete inteligências:
  • Linguística;
  • Lógico-Matemática;
  • Espacial;
  • Musical;
  • Cinestésica;
  • Intrapessoal;
  • Interpessoal.


Frequentemente deparamo-nos com uma estimulação de determinados tipos de inteligência em detrimento de outras nos programas e currículos escolares, o que suscita a necessidade de oferecer um espaço onde alternativas mais abrangentes possam ser exploradas.


Poder experimentar novos estímulos e consolidar as competências que já traz, é para a criança uma mais valia na aquisição de novos conhecimentos, favorece as aprendizagens escolares e a descoberta de novas formas de resolução de problemas.


O trabalho realizado com grupos de crianças mostrou-nos que a experiência de estar em grupo, num espaço de partilha é construtiva e favorecedora de melhores interacções e aprendizagens.


Assim, este projecto tem como objectivos:


1. Proporcionar às crianças um espaço de estimulação das suas “inteligências” num ambiente lúdico e de aprendizagem;
2. Promover o contacto com as diferentes “inteligências”, potencializando a descoberta e experimentação de novos estímulos e capacidades de resposta;
3. Permitir à criança a partilha das suas experiências, conhecimentos e descobertas num ambiente de socialização com os pares.


Programa:


Consiste em 5 sessões (60/90min) aos Sábados
de manhã:


1ª Sessão- 31 de Março de 2007
Introdução. Inteligências Cinestésica e Musical.
2ª Sessão- 14 de Abril de 2007
Inteligências Lógico-Matemática e Espacial.
3ª Sessão- 21 de Abril de 2007
Inteligências Intrapessoal/Interpessoal e Linguística.
4ª Sessão- 28 de Abril de 2007
Inteligências Linguística e Naturalista.
5ª Sessão- 5 de Maio de 2007
“Fechar o Círculo” – Resumo das sessões anteriores.


Destinatários: Crianças entre os 3 e os 9 anos de idade.
Organizadas em grupos que terão um nº mínimo de 3
participantes e um máximo de 5.


Preços: 18 Euros cada sessão
80 Euros o conjunto das 5 sessões


Inscrições podem ser realizadas pelo tel: 917307770 ou directamente nos Pequenos Artistas, na Av. Nuno KrusAbecassis, Condomínio do Parque - Loja 30
1750-456 Lisboa


Dinamizadores:
Sara Maia – Psicóloga Clínica
Sílvia Duarte – Psicóloga Clínica

Ficamos a aguardar a vossa inscrição.

Paula Santos

2 comentários:

Arte da Luluzinha disse...

Super interessante :D
Sucesso!

Paula Valério disse...

Obrigada
Bjs